4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

25 de jan. de 2014

Frugalidade Fácil. Casa Energeticamente Eficiente e proteção contra Insetos. Telas.

Com este calor das arábias que não dá folga, resolvi adiantar um dos itens aqui da minha lista de frugalidades relacionadas a temperatura. O ventilador comia solto aqui na minha casa, principalmente a noite, ao dormir, e a conta de luz nem chegou e já consigo sentir o aumento dela com meu sexto sentido de muquirana.



Estou estimando um aumento de dez a quinze reais na minha conta de energia elétrica, baseado em pesquisas na internet sobre o consumo do modelo do meu ventilador e as horas que ele fica ligado durante o mês. Com este estudo em mãos comecei a procurar um plano B de BARATO, não precisa nem ser tão BOM.

Primeiramente explicarei como é o consumo do ventilador aqui em casa e como é o calor por aqui.

Como a maioria aqui eu trabalho o dia inteiro e fico no abençoado ar condicionado da empresa, isto garante o consumo zero de energia em casa em relação a ventiladores e tudo mais, mas é chegar em casa umas seis e meia/sete horas e já ter que ligar o ventilador, entretanto, esta hora a temperatura da rua está até tranquila, óbvio que não está aquele refresco todo afinal, o inferno está com as fornalhas ligadas e viradas aqui para a América do Sul, mas é um pouco mais fresco do que durante o dia.



Se a temperatura da rua está mais fresca o resultado do calor que encontro ao chegar em casa não é exatamente do sol escaldante, mas sim da estufa que a casa se torna ao ficar o dia inteiro com portas e janelas fechadas sob este sol da Malásia.

O ponto mais complicado acontece a noite. A temperatura de fora está ainda mais fresca, a casa continua quente e o ventilador ligado para dormir. O agravante neste caso é que eu durmo e não consigo desligar o ventilador, logo, são sete, oito ou até nove horas de ventilador ligado direto.

Buscando uma solução que fosse barata, frugal, sustentável e inteligente para este problema vasculhei os quatro cantos da internet procurando algo que o velhote do meu avô fazia desde sempre e idiota como eu sou nunca reparei.



É impressionante como as vezes nós saímos procurando algo usando internet, algo em relação a tecnologia que desligaria meu ventilador depois que eu dormisse ou qualquer coisa assim e nem notamos que existem certas coisas que não precisam de internet. É só ir trocar uma ideia com alguém que tenha a mente um pouco mais aberta do que uma telinha de computador.

Quando eu via telas nas janelas do meu avô sempre pensei que era para evitar pernilongos e outros bichos, mas nunca parei para perguntar, parecia óbvio demais que era contra pernilongos, até que somente este ano fui reparar que o velho retirava as telas no inverno e as colocava somente no verão.

Afinal, só existem pernilongos no verão?

Acho que é porque nos anos anteriores não era eu que gastava dinheiro com mata-insetos, e hoje sou eu que vejo estes produtos idiotas chegarem a dez reais.

Portanto esta dica é uma bela de duas em uma, por que mais insuportável do que dormir com calor é dormir com pernilongo.

Peguei TODAS as janelas aqui de casa e meti telas mosquiteiras, feitas em uma carpintaria aqui da minha cidade. O investimento foi baixo, oitenta reais, principalmente porque sou um jacu e não entendo muito desse lance de fazer com as próprias mãos, mas se você for um pouco mais habilidoso do que eu pode fazer você mesmo pagando menos de três reais pelo metro da tela e arranjar quatro tocos de madeira por aí, mas tem que medir certinho, porque é complicado acertar a janela para não sobrar nenhum espacinho em branco.



Feito isto é manter as janelas da sua casa abertas o dia inteiro. Apenas esta atitude já vai aliviar um pouco o calor ao chegar em casa as sete da noite, pois você não fez o seu lar de estufa o dia inteiro.

Alguns mais paranoicos dirão que deixar as janelas abertas o dia inteiro não é seguro contra ladrões, mas honestamente, você já parou para olhar a qualidade da maioria das janelas da sua casa? Aqueles modelos de janela que tem um feixe que você sobe eu tenho certeza que arrebento a socos. Acredite, a janela da sua casa passa uma falsa sensação se segurança, pois são mais frágeis contra ladrões do que a própria tela. 

Se o ladrão for mais habilidoso e com as ferramentas certas ele abre sua janela sem fazer barulho inclusive.

Voltando as telas da minha casa. 

Como eu disse o calor da casa ao chegar foi amenizado, mas obviamente não passou, as telas deixam a casa mais frescas durante o dia, mas não fazem o milagre da diminuição de temperatura, mas a grande vantagem foi na hora de dormir. Primeiramente movimentei a cama e o sofá para exatamente embaixo da sua respectiva janela de cada comodo e eu garanto a vocês dormir com a janela aberta exatamente embaixo dela é muito bom.

Entra uma brisa leve e amena no quarto e a noite com certeza fica muito mais agradável. Deixei de ligar o ventilador por diversas noites, na verdade o ventilador nunca mais varou a noite ligado, pois da mesma forma que entra uma brisa agradável pela tela, o ar quente também sai por ela. O que eu faço é ligar o ventilador voltado para a janela, assim ele empurra o ar quente para fora de casa e assim consegui até uma maior eficiência do mesmo.

Ligo ele um pouco e quando sinto sono o desligo e durmo tranquilamente. Também não preciso nem dizer que não vejo mais pernilongos ou mosquitos aqui em casa. Com a casa completamente lacrada, inclusive a janela do banheiro, não tem por de estas pragas entrarem, poupando-me uma graninha com SBP ou qualquer outro mata mosquitos.



Creio que esta é uma das melhores medidas frugais que já adotei, e o mais interessante é que não veio nem da internet ou qualquer medida tecnologicamente avançada.

Foi o matusalém do meu avô que apareceu com isto e eu fiquei com cara de idiota até agora.

10 comentários:

  1. Tem uns "timers" que desligam o aparelho, eles ficariam entre sua tomada e o aparelho, como uma extensão....

    Procura por power timer.

    Seria interessante também deixar todo aparelho desligado, pois ligados gerarão calor, de prefenrecia ter uma casa voltada para o sul ou norte nao lembro, e de preferencia mais ainda, MORAR NO HEMISFERIO NORTE KKKK...

    Sua geladeira nao deve estar colada na parede, é bom deixar pelo menos meio metro a um metro da parede em dias super quentes como esses pois assim facilita a troca de calor dela...

    deixar todos os comodos da casa abertos, com ventiladores em locais estratégicos para promover maior circulação de ar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimas dicas.

      meu quarto já não possuem nenhum eletrodoméstico, só o ventilador mesmo.

      sobre o power time, pensei em compra-lo, porém achei a solução da tela mais barata, mais eficiente e sustentável, mas no futuro talvez eu aplique as duas quem sabe, ai não preciso levantar para desligar.

      Uma coisa que pensei foi ligar a geladeira em um destes timers.

      Tipo, em periodos de noite, ou quando não estou em casa ela pode SIM desligar e ligar, pois nem aberta ela é.

      Ai de 24 horas que ela passaria ligada, acabaria ficando apenas 16 horas.

      Excluir
  2. Boa noite Sr Frugal,
    Aqui em casa já somos adeptos às telas, principalmente para evitar insetos neste período de calor do cão.

    Gostaria de contribuir com uma humilde ideia: Não temos ar condicionado aqui em casa. Nossos ventiladores são de tripé, e costumo coloca-lo para fora da janela, para que o vento entre de fora. Faça um teste Sr Frugal, entra um ar bem geladinho, à noite fica muito mais agradável.
    A tela atrapalha um pouco, mas ainda sim funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe o problema é a chuva né, ou para quem mora em prédios..

      apareça sempre amigo.

      Excluir
  3. Grande Frugal, me adiciona nos seus links, eu vou te adicionar no meu.

    ResponderExcluir
  4. Olá Frugal,
    Atualize por favor a sua blogroll, fiz algumas alterações no nome do blog:
    http://www.oblogdoestagiario.blogspot.com
    :)
    Uta!

    ResponderExcluir
  5. Talvez o grande defeito dessa dica seja o barulho. Sim, já que com a janela aberta, dependendo do lugar, vc pode ter o sono incomodado por conversas em voz alta vindas da rua, barulho de carros e ônibus passando na rua, carros de som, carros do gás, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade.. nao me atentei a isso pq minha rua é bem tranquila.

      mas vale para de dia né, quando você nao está em casa deixar aberto

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...